Por que moda?

Essa é uma pergunta que me fazem muito, ao longo desses últimos 10 anos, quando decidi que era isso que faria da vida. Tudo começou no final de 2008, quando uma vontade interna em mim queria gritar, gritar tudo que sentia, quando eu já estava cansada de agradar, quando eu não conseguia me encaixar e as poucas coisas que tinha em comum com minha amigas era o que sustentava nossa amizade. 

Comecei minha influência no cinema e TV muito cedo e sempre me encantava com os figurinos, mas não tinha com quem comentar sobre, era um momento meu, de observar, observar cada detalhe, cada acessório, cada tipo de sapato, cada tipo de comportamento. E aquila magia do cinema e da TV começou a me encantar, cada nova tela um novo mundo, uma nova história, a curiosidade me levava a pesquisar e passar horas procurando o porque de cada situação histórica. 

Os anos foram se passando e a vontade aumentando... Eu observava tudo e todos a minha volta, o que cada um vestia e o porque. Quem cresceu nos anos 2000 acompanhou várias tendências ao longo dos anos, das novelas a artistas musicais, qual seria o próximo assessório da vez? E quem acompanhou esses anos, sabe que existiam tribos urbanas (ainda existe, mas estão muito mais diversas), cada uma com um estilo próprio que fazia uma adolescente na época enlouquecer.

E então você entra na faculdade, a primeira matéria que tem é História da Moda, e vai ser a matéria que vai mudar toda sua vida, que vai te fazer comprar todos os livros, assistir e reassistir filmes de determinadas épocas, observar e anotar. Que do tipo de botão, ao tipo de laço, vai determinar um época. Que o cabelo vai causar uma revolução social e a música vai ser onde encontra seu eu para expressar toda sua revolta do governo. 

Cada pessoa que entra na área vai ter uma história diferente para contar, e essa é a beleza da moda, ela nos influência de formas diversas, somos levados a ela por essas histórias e ficamos nela pelo prazer de ajudar a entender e construir o atual. A moda está na sociologia, na história, na arte, no comportamento, na cultura, na filosofia, na comunicação, ela nos cerca como um todo, faz parte do nosso dia a dia,  esta em cada decisão que tomamos pela manhã, seja ela pelo conforto ou pela beleza. 

Por que moda? Porque é ter o prazer de olhar uma vestimenta e saber que ali tem uma história. 




Comentários

Postagens mais visitadas