Como o Pinterest me ajudou a repensar meu consumo de moda

Acho que já passamos tempo suficiente isolados em nossas casas para começar a questionar nossas próprias vidas e nossos bens materiais. E eu estou aqui para fazer você questionar o consumo, sim, mas não qualquer consumo. O consumo de uma das indústrias que mais polui no mundo. A indústria da moda. Mas não estou aqui para te dar aula ou sermão, quero dividir minha própria experiência de autoconhecimento e consciência com meu guarda roupa.


É importante que, em primeiro lugar, você tenha uma relação de amor com seu eu, seu corpo e sua identidade. Então, aceite e valorize esse mulherão que você é! 


Eu gosto de brincar que tenho um acervo de roupa e não um guarda roupa, isso porque eu tenho peças desde 2009 (sim, elas cabem em mim) e desde então vou reunindo itens que guardo recordações incríveis e sempre têm uma história por trás (e sim, sou canceriana). Peças atemporais que já fiz tantos tipos de combinação que nem sei contar. 


Ao longo dos anos, fui comprando uma coisa ali, outra aqui, ainda que tenha formação na área da moda, eu nunca fui fã de sair para comprar, acredito que a beleza é você ver e pensar "nossa é essa!". Então, 11 anos, não sei quantas peças, umas ficaram, outras foram indo (eu costumo dar roupa a minhas amigas também, além de doar). E de uns tempos para cá comecei a pensar: "eu tenho tanta roupa, porque acabo usando as mesmas coisas?" e fiquei com esse questionamento.


Fiz uma viagem para a cidade da minha mãe ano passado, em fevereiro, e baixei o Pinterest (link a minha página na plataforma). Nisso comecei a montar pastas, de inspirações para quarto, desenho, desejos, comida e então tive a ideia de criar uma pasta com looks inspirados com o que eu tinha no guarda roupa, como forma de me motivar a criar mais e mais looks


E deu certo! Desde que me adaptei a isso, até na hora que comprar e adquirir uma nova peça, eu consigo pensar com clareza, e me faço as seguintes perguntas: Consigo montar pelo menos 7 looks com essa peça? Consigo usar em mais de uma ocasião (reunião, festa, dia a dia…)? Esse tecido vale a pena investir a longo prazo? O mesmo se aplica a calçados, acessórios em geral. 


Compartilhei essa experiência com minhas amigas e com o retorno positivo que eu tive, vim dividir isso aqui no blog, a quem possa interessar. É algo que recomendo a qualquer pessoa, fazer uma experiência, mesmo que você já não seja consumista, acredito que isso vai abrir sua mente. Focando no que é essencial, na qualidade e no valor do produto em si. 


Eu desafio você a organizar suas peças, camisetas, camisas, regatas, croppeds, jeans, calças, shorts, saias e assim por diante. Fazendo isso, você vai ao Pinterest e crie a pasta, comece na pesquisa escrevendo alguma peça de sua escolha, como por exemplo "look com saia xadrez", a partir daí você vai salvando o que acredita ser similar ao que tem no guarda-roupa, quanto mais pesquisar mais similaridades surgem e você vai salvando. Coloque sua playlist favorita e se joga! 


Perfis no Instagram para começar a reeducar seu consumo e ter inspirações fashion!

Comentários

  1. maravilhosa, já aderi a essa dica e ameeei !

    ResponderExcluir
  2. Ótima essa dica do Pinterest�� Eu amo! Essa possibilidade de direcionar a pesquisa para peças que já temos é incrível. Assim vamos visualizando novas possibilidades para o nosso armário.

    ResponderExcluir
  3. É exatamente isso! Cada peça precisa fazer sentido e ter utilidade a longo prazo, senão é dinheiro jogado fora e não investimento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Jel, começar a repensar é o primeiro passo. É uma via de mão dupla econômica e sustentável
      .

      Excluir
  4. Amei! Consumo com consciência!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas